Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo

 Março 2024 
DomSegTerQuaQuiSexSab
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31 
Semana da Ciência 2024 Ver artigo

Na semana de 18 a 22 de março decorreu a Semana da Ciência, na Escola Básica Penafiel Sul, promovida pelo PES, grupo 230 – Matemática e Ciências Naturais e Eco-Escolas, e ainda com a colaboração da Biblioteca Escolar e OficinAnima. 

Semana da Ciência 2024


Ler mais
Orçamento Participativo das Escolas 2024 - Propostas Vencedoras Ver artigo





Ampliar
Dia Mundial da Árvore Ver artigo




Participação na Sessão Distrital – Parlamento dos Jovens Secundário Ver artigo
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Nos dias 18 e 19 de março decorreu a Sessão Distrital do Parlamento dos Jovens, cujo tema deste ano é: Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa. Em representação da nossa escola, estiveram os alunos João e Margarida que, com entusiasmo e dedicação, envolveram-se nos debates e propuseram os seus pontos de vista sobre os problemas atuais da escola pública. Estes jovens deputados foram eleitos para representar o círculo do Porto na Sessão Nacional, que irá decorrer, em Lisboa, nos dias 27 e 28 de maio. Parabéns aos dois!

Feira dos Minerais Ver artigo


Os grupos de Físico-Química e Biologia e Geologia convidam toda a comunidade escolar a participar na Feira de Minerais, com a colaboração da Mineralia, a realizar nos dias 18, 19 e 20 de março, nas Escolas Básica de Penafiel Sul e Secundária Joaquim de Araújo.
Ver mais Destaques
Centenário - Joaquim de Araújo Ver artigo


Abre-se agora este espaço, destinado à promoção, divulgação e informação do Centenário da morte de Joaquim de Araújo, poeta, cônsul, incansável promotor e divulgador da cultura portuguesa e patrono do Agrupamento de Escolas Joaquim de Araújo.
Em Janeiro de 2016 demo-nos conta que a 11 de Maio de 2017 se cumpririam cem anos da morte de Joaquim de Araújo. Começou aí o projecto de envolver o agrupamento, a câmara e a biblioteca municipal na comemoração digna e promotora do patrono do agrupamento.
São muitas as razões que nos levam a dinamizar tal efeméride. Com efeito, mesmo que Joaquim da Araújo não seja um grande poeta (embora alguns os estudiosos da sua obra não subscrevam esta consideração), mesmo que tenha saído relativamente cedo de Penafiel e não tenha regressado (pelo que sabe da sua correspondência com pena sua), mesmo que tenha assumido ideias e posições polémicas, mesmo assim Joaquim de Araújo é uma figura incontornável da segunda metade do século XIX: foi seguramente quem, no século XIX
, mais contribuiu para a divulgação e promoção da cultura portuguesa, sobretudo além-fronteiras. É razão suficiente para o agrupamento de escolas, que o tem como patrono, se envolva na comemoração do centenário da sua morte com a dignidade e respeito que merece. Não o fazer seria, além de uma omissão inadmissível em relação a esta personalidade marcante, uma perda indesculpável na consolidação da identidade do agrupamento. Para bem de todos.


Ler mais
Ver mais Centenário - Joaquim de Araújo
Facebook  Feed Mobile Mobile Android APP Edulink